yin%20wing%20chun_edited.jpg
Yim Wing Chun

História do Wing Chun

O estilo de arte marcial que veio a ser conhecido como Wing Chun se originou em um período de guerra civil que marcou a transição entre as dinastias Ming e Qing. Os rebeldes monges das artes marciais de Shaolin foram caçados e mortos e os templos queimados até o chão. Os mestres de Kung Fu que conseguiram escapar da morte fugiram para o exílio ou se esconderam.

Os rebeldes treinaram em segredo, inventando novas maneiras de lutar contra os soldados Qing e explorar as fraquezas de suas táticas no campo de batalha. Um dos sistemas de luta que emergiu desse conflito foi um sistema muito direto e de curto alcance que veio a ser conhecido como Wing Chun. Conforme o sistema começou a se espalhar, lendas sobre sua origem foram contadas. Alguns historiadores argumentam que essas lendas nada mais são do que mitologia fantasiosa, enquanto alguns mestres do Kung Fu afirmam que são a verdade do evangelho.

Como essas lendas foram passadas de professor para aluno como uma história oral ao invés de documentação escrita, é praticamente impossível confirmar ou esclarecer a história da criação do Wing Chun. Já existem alguns livros excelentes que dão uma olhada acadêmica nos diferentes relatos, então não entraremos nesse nível de detalhe. Com o simples propósito de estabelecer um contexto, vamos usar a versão mais popular da história do Wing Chun.

A Origem do Wing Chun

Durante o reinado do imperador Jiaqing (1796-1820), os mestres de Kung Fu que se opuseram à Dinastia Qing foram caçados e assassinados. Um mestre do Shaolin Kung Fu foi Yim Yee, que fugiu de Quanzhou na província de Fujian para se refugiar com sua família em Liancheng, vivendo como comerciante de tofu. Yim Yee teve uma filha chamada Yim Wing Chun que treinou secretamente Kung Fu com seu pai desde a infância.

Quando adolescente, Yim Wing Chun se apaixonou por Leung Bok Chau. Antes que eles pudessem se casar, no entanto, Yim Wing Chun chamou a atenção de um senhor da guerra local. Ela rejeitou seus avanços até que ele fez uma oferta surpreendente: ele rescindiria sua proposta de casamento se ela pudesse vencê-lo em uma luta. Yim Wing Chun concordou, e seu pai negociou o tempo de treinamento. O senhor da guerra deu a ela até a primavera seguinte para se preparar para a luta e se tornar sua noiva.

Notícias da situação difícil de Yim Wing Chun se espalharam por toda a pequena vila, e logo ela foi abordada por uma mulher mais velha com quem ela havia feito amizade na loja de tofu. A mulher revelou que seu nome era Ng Mui e que ela era uma dos Cinco Anciões Shaolin que conseguiram escapar do incêndio do templo. Ela sabia que o pequeno e jovem Wing Chun não era páreo para o feroz senhor da guerra, mas ela tinha um plano.

Ng Mui estava usando seu tempo em reclusão para sintetizar um novo sistema de luta dos estilos Snake e Crane do Shaolin Kung Fu para se adequar melhor a uma mulher ou outro lutador que não tinha a vantagem de tamanho e força. Ela começou a treinar Wing Chun neste novo estilo, concentrando-se apenas nos elementos essenciais que poderiam ser absorvidos em alguns meses em vez de alguns anos.

Quando o senhor da guerra voltou na primavera seguinte, Yim Wing Chun estava pronto. Em frente a toda a aldeia, ela demonstrou um tipo de Kung Fu nunca antes visto. Ela usou a massa e a força do senhor da guerra contra ele, fluindo em torno de suas tentativas de golpeá-la ou agarrá-la. Apesar de uma diferença de peso de quase cem libras, ela jogou todo o seu peso corporal em alvos específicos que quebraram o equilíbrio do senhor da guerra e o deixaram vulnerável a ataques repetidos. Quando o senhor da guerra caiu inconsciente aos pés do Wing Chun, um rugido subiu da multidão.

Yim Wing Chun foi capaz de se casar com seu verdadeiro amor, Leung Bok Chau, e fiel ao costume da época, transmitiu seu conhecimento de Kung Fu para ele. Como muitos dos moradores da vila testemunharam o poder desse novo estilo, Yim Wing Chun e seu marido estabeleceram uma escola secreta para ensinar aqueles que queriam aprender. Após a morte de seu pai, Yim Wing Chun e Leung Bok Chau deixaram a aldeia, estabelecendo-se em Zhaoqing na província de Guangdong. Mais uma vez eles começaram a ensinar, mas desta vez o novo estilo tinha um nome: Wing Chun Kung Fu.