





Sil Lin Tao
Chum kiu
Biu Gee
Mook Jong
Lok Dim Boon Kwan
Bak Jom Dao
MÉTODO PEDAGÓGICO DA WCKB
O estilo ensinado na nossa escola, está dividido em 6 níveis, cada nível complementa o outro, desenvolvendo as habilidades do estudante e compreensão dos conceitos e princípios do combate.
Cada nível tem uma formação específica de treinos, técnicas e aplicações em combate. Para cada nível o estudante passará por uma avaliação para demonstrar suas habilidades adquiridas e prosseguir para a próxima.
OS NÍVEIS SÃO:
Siu Lin Tao
Chum Kiu
Mok Yan Long Faat
Lok Dim Boon Gwan
Biu Gee
Bak Jom Dao
FORMAS DE MÃOS LIVRES
SIU LIN TAO
É a primeira forma a ser ensinada, que pode se traduzir como “pequena ideia ou imaginação”. Todos os princípios do Wing Chun estão nesta forma.
Ela ensina o estudante o esforço e a liberação da energia através das mãos, triangulação e ângulos da postura corporal, enraizamento e distribuição centralizada do peso do corpo e os fundamentos das técnicas ¨Bom sau, Tan sau. Fook sau e Pak sau.
CHUN KIU
Esta segunda forma se traduz como atravessando a ponte e introduz deslocamentos e chutes. Na prática desenvolve o equilíbrio dinâmico do corpo do estudante, aprendendo como sincronizar as mãos e as pernas. O conceito do Chun Kiu ensina o estudante a aprender a fechar as guardas durante uma luta.
BIU GEE
Esta terceira forma se traduz como dedos penetrantes. A parte mais importante desta forma é aprender a concentrar toda a sua energia em uma única batida usando a combinação do cotovelo dedo e da mão golpeando com o corpo em rotação.
MOOK YAN JOONG (BONECO DE MADEIRA)
Contém inúmeras aplicações práticas para o combate e contém todos os fundamentos técnicos de mãos e pernas. A prática constante desenvolve força, energia e potência nos braços, punhos e pernas. A aprendizagem consiste em 7 partes distintas.
O desenvolvimento dos estudantes se resumem em 4 fases na complementação das técnicas no boneco de madeira.
FASE I – Quando se começa a primeira sequência, deve-se praticar com velocidade média e potência, além da precisão de cada técnica. Acertar no boneco de madeira não é difícil nesta fase, mas leva tempo para acumular a energia correta para a aplicação das técnicas.
FASE II – Lentamente se transmite a energia no boneco durante as sequencias técnicas. Como no CHISAU, o corpo deve permanecer relaxado, mas os braços firmes ao contato no boneco. Isto é chamado de formação dinâmica.
FASE III – Neste nível o estudante deve usar velocidade e potência no boneco de madeira, com movimentos precisos das pernas e deve se dar atenção na estrutura corporal e precisão adequada nas técnicas.
FASE IV – Neste nível o estudante deverá treinar no boneco de madeira como se fosse um adversário. Além disso, os estudantes já não precisaram seguir exatamente a sequência no boneco de madeira, mas de defender e atacar de forma contínua e espontânea através de todas as técnicas do sistema do wing chun.
LOK DIM BOON GWAN
O bastão possui técnicas rápidas, marcantes e poderosas. Cada técnica foca diretamente ao adversário, sem desperdício de movimento. O peso do bastão contribui para melhorar a estabilidade da posição, movimentos corporais, reforçando o poder dos dedos, mãos, punhos, ombros e corpo.
BAK JOM DAO
O facão de Wing Chun funciona como extensão das mãos e utiliza as técnicas aprendidas nas 3 formas anteriores. Na prática desenvolve a resistência dos punhos e flexibilidade. Cada movimento forma cortes e bloqueios em direção ao centro do oponente. As técnicas, teorias e princípios estabelecidos, podem ser facilmente adaptados para qualquer arma curta tipo bastãozinho, faca de cozinha ou até mesmo uma espada.